O que são as leis de Mendel?


As leis de Mendel são as leis postuladas pelo naturalista austríaco Gregor Johann Mendel, em 1865, são a origem do mendelísmo, teoria científica sobre a transmissão hereditária.

As leis de Mendel podem ser resumidas da seguinte forma: 

1ª lei: O cruzamento de dois indivíduos puros (homozigotos para um determinado caráter genético) dá lugar, na primeira geração de descendentes, a indivíduos híbridos (heterozigotos), todos iguais entre si. Se os caracteres (um procedente do pai e o outro da mãe) são equivalentes, os filhos são híbridos intermediários, isto é, seu fenótipo é uma mistura dos fenótipos paternos (por exemplo, a união de uma pessoa da raça branca e uma da raça negra origina um mulato). Sem um dos caracteres tem mais força que o outro, os filhos são híbridos unilaterais, apresentando o fenótipo de apenas um dos genitores; dizemos, então, que este caráter é dominante em relação ao outro, que é recessivo, mas que se encontra em estado latente (por exemplo, o albinismo no ser humano é de caráter recessivo; da união entre uma pessoa normal e uma albina resultam filhos normais, entretanto estes carregam o caráter albino em forma latente). 

2ª lei: Do cruzamento de dois híbridos ou heterozigotos para um determinado caráter genético (procedentes da primeira geração de descendentes) obtém-se, na segunda geração de descendentes, 25% de indivíduos iguais a um dos predecessores puros; 25% iguais a outro predecessor puro e 50% iguais aos híbridos da primeira geração. Seguindo com o exemplo da raça branca e da negra, apareceriam um de cada quatro, branco, outro preto e dois mulatos. No caso do albinismo, um em cada quatro seria albino, outro normal homozigoto puro e os outros dois com aparência normal, mas, portadores do caráter.

Do cruzamento de membros com caráter recessivo procedentes da segunda geração aparecem sempre indivíduos homozigotos recessivos. O cruzamento entre um homozigoto para o caráter dominante com um heterozigoto dá a metade de indivíduos homozigotos e a metade heterozigotos, mas todos são aparentemente iguais.

3ª lei: É uma consequência da segunda lei. Ao cruzar dois indivíduos puros que possuem dois ou mais pares de caracteres antagónicos, a herança de cada par de caracteres independe das outras com todas as consequentes combinações na descendência.