O que é psoríase e como tratar?


O que é a psoríase?

É uma doença da camada superficial da pele que se caracteriza por pequenas manchas de cor rosa ou vermelha, bem delimitadas e cobertas por uma escama prateada, dura e seca.

Como evolui?

A psoríase é uma doença de curso crónico, na qual as brotoejas se produzem de modo imprevisível. As manchas, no princípio, são quase do tamanho de um ponto, aparecendo de forma escassa e de forma dispersa. Normalmente desaparecem de forma gradual no prazo de algumas semanas, mas em ocasiões se estendem rapidamente ao serem coçadas. As manchas podem crescer até alcançarem o diâmetro de 5 cm, confluindo várias delas e persistindo durante longo tempo. Quando as escamas se desprendem, deixam a descoberto uns pequenos pontos sangrentos.

Onde aparecem as manchas?

Podem afetar a qualquer parte do corpo, mas com preferência se localizam nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e parte baixa das costas.

A que se deve esta doença?

Não se conhece exatamente sua causa, mas se acredita numa predisposição hereditária. Demostrou-se que nas zonas lesionadas há modificações do metabolismo das nucleoproteínas, as quais afetam a composição do estrato córneo da epiderme.

Que fatores podem determinar o surgimento destas brotoejas?

Todos aqueles que provocam modificações de adaptação na pele do paciente e a do meio, tais como frio, vacinas, infecções, cansaço e aumento da tensão emocional.

Em que idade aparece o primeiro "ataque"?

O comum é que aconteça entre os 15 e 25 anos, mas em muitos casos as crises juvenis passam desapercebidas.

Uma vez desaparecidos os efeitos da primeira crise, demora muito tempo a se manifestar a doença?

Pode reaparecer ao cabo de alguns meses, mas também pode permanecer vários anos inativa. Os novos ataques diferem do primeiro por serem geralmente mais intensos e persistentes. As escamas prateadas sobressaem da superfície cutânea e chegam a alcançar um tamanho grande.
Além do mais, adquirem formas típicas, entre as quais se destacam a chamada mancha de cera e sinal do anel. A mancha de cera consiste numa grande descamação que se produz ao coçar a lesão. O sinal do anel aparece ao se curar a lesão em sua parte central, de modo que esta fica rodeada por uma zona anular ou periférica afetada.

É verdade que estas lesões têm diferentes características de acordo com a zona onde estão localizadas?

Sim. No couro cabeludo às vezes se manifestam de forma muito semelhante à caspa, mas quando se desprendem as escamas deixam uma zona de cor vermelha.
Se a alteração se localiza no pênis, só aparece uma placa ligeiramente escamosa e quando se produzem estas pregas na pele, costumam faltar as escamas.

A pele pode ficar manchada para sempre?

Em geral não, mas em algumas ocasiões observa-se uma mancha de cor mais ciara que a pele normal que persiste durante anos. Fala-se que a psoríase pode, em certas ocasiões, dar origem a processos de tipo reumático. Isso só acontece quando se apresentam ataques muito intensos que afetam as chamadas grandes articulações, como são os joelhos e o ombro. Esses ataques se se repetirem podem causar prejuízos em outras articulações, especialmente nos punhos.

Dá lugar a complicações graves?

Geralmente não, mas no entanto, se os remédios não são tolerados ou se se perde o controle da doença, as lesões podem estender-se e invadir quase toda a superfície cutânea, ficando afetado o estado gera! do paciente. Pode ter graves consequências, também, a infecção de semelhantes lesões.

Pode-se curar?

Apesar das numerosas pesquisas realizadas, não se conseguiu nenhum remédio que evite o reaparecimento dos ataques. Não obstante, com um tratamento adequado se reduz sua intensidade.
Em que consiste o tratamento? Na aplicação de pomadas, sobre as lesões à base de mercúrio, resina, enxofre, piche e outras substâncias. É necessário que seja sempre o médico quem estabeleça a medicação, já que alguns medicamentos podem dar lugar a modificações prejudiciais ao organismo. Assim, por exemplo, as pomadas de cortisona controlam a doença, mas seu uso contínuo tem efeitos secundários mais prejudiciais que a própria psoríase. São muito recomendáveis os banhos de sol, uma vez que o calor tem um efeito benéfico sobre a doença.

Diz-se que a dieta alimentícia pode modificar o curso da doença...

Alguns alimentos como a carne e o açúcar estão contra-indicados. O doente melhora ao fazer uma dieta isenta de alimentos ricos em carboidratos, sendo conveniente que evite pastéis, uva, melão muito maduro, as sopas de massa, etc.

O clima influi na evolução da doença?

Parece que sim, tendo-se observado que os pacientes se agravam nas estações frias e experimentam uma notável melhora durante o verão.